Desde que cheguei por aqui, não me canso de admirar...
A perder de vista, o caminho é de florestas mágicas, parques naturais intactos, Alpes, lagos, rios límpidos, cidadezinhas medievais, castelos de sonhos, inúmeras igrejas e paisagens de tirar o fôlego em uma harmonia perfeita entre modernidade e Tradição.
Baviera em português , em alemão Bayern e em latim Bavaria, é uma região que foi um Ducado, posteriormente um Reino com lindos castelos que fazem parte de um roteiro obrigatório de quem se aventura por aqui. A Bavaria foi mais tarde incorporada ao Sacro Império Romano Germânico e é hoje um dos dezesseis estados federais (Länder) da Alemanha (Deutschland) com uma área de 70.553 km². É o maior estado alemão localizado no sudeste do país com mais de 13 milhões de habitantes e quase um quinto da área total da Alemanha.
A sua capital Munique (em alemão: München) é a terceira maior cidade da Alemanha.
Celtas e romanos habitaram a Bavaria e emergiram em uma região ao norte dos Alpes.
E o que significa "Bavaria" ( " Baiuvarii ")? Significa "Homens de Baia" - Bohemia , a pátria dos Celtas Boii e o nome de um povo germânico que chegou à região nos séculos V e VI d.C.
Hoje os bávaros se orgulham de sua identidade, consideram-se como "bávaros" em primeiro lugar e possuem uma cultura única. A grande maioria da população é católica e preserva suas tradições como o festival Oktoberfest e diversos elementos e festas do simbolismo Alpino.
Falam-se diferentes dialetos na Bavaria de acordo com as identidades culturais das regiões.
Pelas ruas é comum se escutar um "Grüß Gott", algo com salve Deus, ao se cruzar com alguém.
Caminhar ou pedalar pelas antigas rotas ( algumas milenares) é uma das melhores formas de se descobrir este pedaço de mundo. Pelo caminho a fora somos lembrados que esta é uma região católica- do nada aparece um altar ou um cruzeiro ou simplesmente uma imagem sempre adornada de flores, assim como as janelas das casas.
Os trajes tradicionais são usados no dia a dia e em eventos da comunidade.
Os homens vestem suas Lederhosen (bermuda ou calça de couro) e as mulheres as Dirndl ( vestido com avental e blusa branca em geral).
Depois de ter sido uma região agrária pobre, a Bavaria é hoje um dos estados mais ricos da Alemanha e da Europa com importantes indústrias, sendo a principal região turística do país.
Uma curiosidade, numa terra de duques, reis e imperadores, a última princesa da Bavaria, Maria Isabel von Wittelsbach, casou-se, em 1937, no Palácio Nymphenburg em Munique, com Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança, o chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 a 1981.
Ela foi, até a sua morte, a Imperatriz-mãe do Brasil.
Da Bavaria/Baviera direto para o Rio, em 1945 o casal imperial Teuto-brasileiro consegue embarcar para o Brasil. Sua primeira residência brasileira foi no Palácio do Grão-Pará, em Petrópolis, Rio de Janeiro, e depois no bairro do Retiro e no final da vida em Vassouras.
Um Ducado, um Reino, um Império, uma saga épica! Da Alemanha para o Rio de Janeiro