Estou voltando pra casa depois de um mergulho na Índia, Nepal e Butão seguindo uma Rota de Sol e Luz.
E neste momento as celebrações de diversos mundos me parecem ter algo em comum. E para quem está na India ou pelo mundo, espalhe a luz!
Explico:
Tempo de Halloween no Ocidente :
Mas qual a origem do "dia das bruxas” ?
Uma celebração pagã, mais precisamente celta, chamada Samhain, que tinha como objetivo cultuar aos mortos , à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta) e provavelmente iniciar um novo ciclo.
O Ano Novo como chamamos.
Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.
A fusão de muitas culturas e suas sussecivas incorporações de elementos distintos, com o passar dos anos , desviaram às celebrações originais das suas origens. Hoje, o que restou é apenas uma alusão aos mortos, dissociado do sentido de renascimento e transformação que carregava originalmente.
Tempo de Diwali no oriente:
Diwali (também Divali) ou Deepavali (também Deepavali), o festival das luzes, é um importante festival hindu de vários dias na Índia, Sri Lanka e Nepal e na outra influenciado por países Hinduísmo, por exemplo nas Maurícias, Suriname, Fiji, Trinidad e Tobago, Singapura e na África do Sul e da diáspora indiana. O festival pode ser comparado com base no seu significado espiritual e social e seu caráter alegre com o Natal. No norte da Índia Diwali é também o Dia do Ano Novo.
Em várias partes da Índia, o festival é comemorado, dependendo da região, entre um e cinco dias.
A mensagem principal do festival é a vitória do bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, da luz sobre as sombras e da vida sobre a morte.
O elemento essencial de Diwali são as luzes. Antigamente as lâmpadas eram de óleo, pequenas - colocadas em janelas ou entradas em fileiras. Agora as luzes são cada vez mais de lâmpadas, com extensas fiações elétricas em gambiarras improvisadas nas casas, lojas e ruas iluminando todo o país. Um mundo de “gatos” de energia. Às vezes, eles penduraram luzes em árvores e colocam velas nos telhados. Uma interpretação do costume, mostra que as luzes são para os espíritos dos mortos, mostrando o caminho para a terra da felicidade.
Dias antes do festival são acesos, por todo o canto, os fogos de artifício nas ruas. Toneladas e mais toneladas deles.
Diwali é uma festa que se degenerou, em parte, pelo consumismo -o tempo de Diwali é a principal temporada de compras na Índia. Pessoas pedem empréstimos para "agradar os deuses".
Os primeiros 3 dias mais importantes são:
O primeiro dia - Dhanwantari Triodasi (Dhan significa riqueza).
Neste dia um limpa a casa e decorá-la, e usar as novas roupas recém compradas e utensílios de cozinha, incluindo objetos de valor e jóias, com muito ouro ou prata.
O segundo dia é Narak Chaturdasi , é considerado como o dia em que Krishna derrotou o demônio Narakasur. Depois de acender as lâmpadas e tomar um banho especial com óleos, as pessoas costumam usar roupas novas, sair para visitar uns aos outros e trocar doces. E mais fogos de artifício.
O terceiro dia é dedicado à Deusa Lakshmi. e este é o dia mais importante das festividades. Aqui as luzes são um sinal de como as pessoas são bem-vindos para eles.
Eles não entram em uma casa ou apartamentos sem luzes na frente e nem nos que não foram perfumados, aclarados e limpos.
Para lojistas este dia tem um significado especial. É a hora de faxina e arrumação, mas também de criar novos livros de negócios.
Para o próximo ano agradar Lakshmi e ter sucesso.
Coincidência? Na India ou pelo mundo, espalhe a luz! Por aqui ou por ai, hoje é dia de festa! Escolha a sua e vá celebrar.
HOJE, UM NOVO CICLO COMEÇA!