O Red Dot Design Award é um dos maiores prêmios de Design do mundo e lá fui eu representando o Do Rio pra cá numa noite de gala que aconteceu em 9 de julho em Essen, na Alemanha. Só assim pra trocar de ritmo e sair desse meu canto pacato na Bavaria. Com direito a longo e toda a produção que um gala pede.
Prêmios para os melhores designers e fabricantes do ano são concedidos para diversas categorias de design todos os anos em Julho, no Teatro Aalto em Essen, que fica na região do Ruhr onde se concentravam as antigas minas de carvão da Alemanha. Hoje não se explora mais o carvão, mas sim o teatro, a música, a pintura, a dança, as performances e muito mais.
O júri do prêmio é formado por designer internacionais renomados e independentes e 59 países inscreveram mais de 6.300 produtos na competição e cerca de 1% deles receberam o Red Dot e foram premiados.
Aqui se pode ver de tudo que o mundo vai consumir nos próximos anos. Um excelente panorama de tendências que vai de escovas de dente a super carros. Só os Best of the Best .
Depois da premiação a festa continuou no Red Dot Design Museum no Complexo Industrial da Mina de Carvão Zollverein Schacht XII que já foi a maior e mais moderna instalação de extração de carvão mineral do mundo.
Impactante o contraste do design de velho e novo, marcas visíveis da transição da indústria para a cultura no complexo construído entre 1927-1932.
Este é um dos mais importantes monumentos industriais do século 20 e foi nomeado em 2001 pela UNESCO como Património Mundial. O Museum, está instalado na mina e tem a maior coleção de design contemporâneo no mundo.
Bora dar uma olhada na festa?
O Red Dot Design Award, é com certeza onde o mundo do Design se encontra na Alemanha e uma oportunidade de interagir, celebrar e dançar.
Agora se você prefere se conectar mais com a natureza, num momento íntimo seu com o universo, acho que vai gostar deste encontro aqui.
Vai lá e depois me conta?