Hoje, vou contar para vocês sobre alguns lugares que sempre vou, aqui, em Lisboa. Desde que vim morar em Portugal, estou sempre procurando conhecer mais e mais da terrinha.
Como são muitos lugares legais, neste texto falo apenas da parte cultural. Assino embaixo de algumas dicas que estão aqui também.
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
Sem dúvida, este é um dos meus lugares favoritos em Lisboa. Aqui, temos arte, cultura, exposições, biblioteca de artes, loja, livraria e, também, um belo jardim que está aberto todos os dias até o por do sol.
A Fundação Calouste Gulbenkian está situada no centro de Lisboa junto à Praça de Espanha. Foi criada em 1956 por testamento do filantropo Calouste Sarkis Gulbenkian de origem armênia. Ele faleceu em 1955 em Lisboa. Vale dizer, que é possível chegar de metrô até o local.
Suas atividades são desenvolvidas desde a sede, aqui, em Lisboa. Tem delegações em Paris e em Londres. E, conta com intervenção através de apoios a partir Portugal em ações nos países africanos de língua oficial portuguesa, no Timor-Leste e, também, em comunidades armênias.
CENTRO CULTURAL BELÉM
Um dos centros culturais mais bonitos que conheço é o CCB. No local tem de tudo: teatro, ópera, dança, exposições, conferências, cafés e debates. Uma observação para a arquitetura do grande auditório. É um lugar muito bonito!
O CCB, Centro Cultural Belém, foi concebido inicialmente para ser sede da presidência portuguesa da União Europeia. Em 1993, após o fim da presidência portuguesa, o espaço passou a ser um centro cultural. O projeto é do arquiteto português Manuel Salgado e do consórcio do também arquiteto italiano Vittorio Gregotti.
LX FACTORY
Localizada na zona do bairro de Alcântara, LX Factory é um complexo de lojas, escritórios, bares e restaurantes construídos nas dependências de uma antiga área industrial. São cerca de 23 mil m². É um dos lugares mais legais para visitar.
Lá funcionou, a partir de 1846, a Cia da Fiação e Tecidos Lisboense, que chegou a ser um das mais importantes do setor têxtil. No local, também, funcionou a tipografia Anuário Comercial de Portugal, a Gráfica Mirandela e a Cia Industrial de Portugal e Colônias.
Essa área parece que ficou por muitos anos isolada do restante da cidade. Hoje, é um local onde moda, arte, gastronomia, música, literatura e muita gente jovem se reúnem. E, por cima, ou lado, a ponte 25 de abril. Só a visita ao local já é um passeio e tanto.
A Sonaira esteve por aqui e fez um vídeo pra gente.
Aos domingos, há uma feirinha com peças artesanais, vintage e muita novidade, a LX Market.
LIVRARIA BERTRAND CHIADO
Se você é amante dos livros como eu, aqui, é o seu lugar. A livraria está localizada na Rua Garret, 73 no Chiado, bem no coração de Lisboa. Foi frequentada por grandes intelectuais portugueses, como Eça de Queirós, Ramalho Ortigão e Alexandro Herculano. Em 2010, recebeu do Guiness World Record o título de "os mais antigos livreiros em atividade".
A Bertrand é a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Foi fundada em 1732 por Pedro Faure na rua Direita do Loreto. Depois do grande terremoto de 1755, seu genro, que dirigia a livraria à época, a instalou junto à capela de Nossa Senhora das Necessidades. Dezoito anos depois, em 1773, a livraria regressou ao local.
Nas próximas semanas, estarei postando mais dicas de lugares que amo em Lisboa, aqui, em Portugal
Até mais!
Comments