Para nós, brasileiros, esse tipo de programa pode parecer não tão usual. O Brasil é enorme, “lindo por natureza”, como canta Jorge Benjor, tem oferta de lazer e turismo de tudo quanto é jeito. Essa ideia de curtir o verão em rios e lagos não é muito a nossa praia mesmo. Mas, na Alemanha é.
Estou de férias para curtir a família que, nesse momento, anda espalhada pelo mundo. Uma parte vive em terras alemãs. Fui aprensentada a essa forma de suportar e, ao mesmo curtir, o verão:banho em rios e lagos.
Muita gente não faz ideia, mas o verão em boa parte da Alemanha é quente e, podemos dizer, meio esquizofrénico. Pela manhã um calor mais insuportável do que o carioca nos dias de janeiro e ao meio do dia, chuva fina de cinco minutos. Depois, o sol retorna, o céu deixa de ser cinza e tudo volta a ter a vibração da estação do meio do ano.
Por aqui, as pessoas curtem muito esse programa de passar o dia na beira dos rios – mesmo com correnteza, alguns se aventuram a mergulhar – ou na dos lagos artificiais ou não. O fato de boa parte do país estar longe do mar - por exemplo, Frankfurt fica a 730 km de Amrum, uma bela ilha no Mar do Norte conhecida por suas dunas de areia, praias extensas e paisagens naturais preservadas– motivou a criação de lagos com água doce que vem dos rios das regiões que cercam as cidades.
Alguns espaços como esses são públicos. Outros funcionam como parques, têm ingressos pagos e possuem uma boa infraestrutura com banheiros, vestiários, restaurantes, opções para a prática de esportes aquáticos e salva-vidas. Em geral, ficam abertos até 20h00, como o da foto acima, o Waidsee em Weinheim, cidade no estado de Baden-Würtemberg.
É bom lembrar que os dias do verão na Alemanha, como em outros países da Europa, começam lá pelas 4h30 ou 5h00 da manhã. O sol se põe em torno de 22h00. E com o calor que faz, é óbvio que ficar de bobeira à beira da água até os parques fecharem.tomando uma cerveja ou um vinho gelado é maravilhoso.
Os lagos têm pequenas praias no seu entorno com areia trazida do fundo de rios. No entanto, os parques que estão ao longo de outros rios – que também são navegáveis, como o rio Reno da foto – têm pedras roliças de tamanhos variados na margem. O das fotos acima se chama Strandbad Mannheim Necakrau, uma praia fluvial, e também fica no estado de Baden-Würtemberg no sudoeste alemão. É preciso usar sandálias específicas ou a boa sandália Havaianas.
Amamos esse programa bem típico.
Chegamos a pegar 34 graus com sensação térmica de 37. Para um país sem muito ar-condicionado – acho que ainda acreditam que os tempos não mudaram e que o mundo vai ficando cada vez mais quente- esses dias perto dos rios e lagos foram ótimos.
Fotos: Acervo Pessoal
Guiga Soares é brasileira e vive entre o Rio, Mannheim (Alemanha) e Lisboa (Portugal). É jornalista - formada pela PUC-RIO - com pós-graduação em Marketing, escritora, relações públicas e produtora de eventos. Atualmente, se dedica ao mundo dos contos e das crônicas. Em 2023, lançou seu primeiro livro "Um Golpe na Sorte" pela editora Bandeirola de São Paulo.
Mais histórias e dicas sobre o nosso time, é só acessar o nosso Facebook e Instagram.
Comments