A nossa viagem do verão de 2019 vai ficar na memória.
Saímos de Lisboa de carro , chegamos ao Porto e exploramos a cidade, como já contei no post anterior aqui. Mas, o melhor do Porto, o que fazer e visitar nesta incrível viagem que fizemos em agosto conto agora.
Não poderia faltar no nosso roteiro uma das mais belas estações de comboio do mundo. E também um dos monumentos mais célebres da cidade do Porto: a Estação de São Bento. Inaugurada em outubro de 1916 e localizada no centro histórico, conta com uma decoração feita com painéis de azulejos com alguns episódios da história de Portugal. É lindo de morrer.
E, por falar em centro histórico, saímos da Estação de São Bento e fomos andar na famosa e simpática Rua das Flores: outra rua a não perder no Porto.
Com vários bares, lojinhas de souvenir, joalherias, garrafeiras e artistas se apresentando no meio da rua.
Dica: ande com sua máquina ou telefone na mão para não perder um click. Você encontrará de tudo um pouco aqui!
Rua das Flores é o caminho que sempre faço para ir para a Ribeira. E, vamos para lá agora.
Cais da Ribeira
O que falar deste lugar? Sinceramente, não há o que falar. Só o que contemplar. A mãe natureza caprichou aqui e os portugueses também. Um dos lugares mais coloridos que conheço em Portugal. Este lugar é mágico. Cheio de vida durante o dia e noite. Com bares, restaurantes e gente de todo o mundo.
Bateu fome?
Não deixem de comer a famosa francesinha, prato típico do Porto. E, não esqueça das sardinhas assadas e de um bom bacalhau acompanhados de um vinho do Porto, é claro: dos deuses!
Matosinhos é uma cidade bem próxima ao Porto e muito famosa pelos seus bons restaurantes. Então, resolvemos pegar o autocarro (vulgo ônibus) 500 na Praça da Liberdade (Avenida dos Aliados) para almoçarmos lá. Escolhemos o Restaurante Serpa Pinto (Avenida de Serpa Pinto, nº 41). É uma marisqueira muito boa. Foi um deleite.
Em Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, encontra-se o Porto de Leixões. É a maior infraestrutura portuária do norte de Portugal e uma das mais importantes deste país.
Mas, é da outra margem do Rio Douro que se tem a melhor vista do Porto e onde se encontram as 15 caves de fama internacional. Vila Nova de Gaia é o "país do vinho" que se apropriou do nome desta cidade incrível. Nos próximos posts vamos embarcar nesta viagem Douro acima e conhecer um pouco sobre o vinho do Porto.
Fiz a minha listinha, anota ai.
O melhor do Porto: o que fazer e visitar:
Cais da Ribeira, Cruzeiro das 6 pontes no Rio Douro, Igreja de S. Francisco e Palácio da Bolsa, Capela das Almas, Livraria Lello, Estação de São Bento, Rua das Flores, Sé Catedral, Mercado do Bolhão e Rua de Santa Catarina, Praça da Batalha, Torre dos Clérigos, Passeio de Elétrico, Jardins do Palácio de Cristal e as Festas de São João no Porto.
Partilhar minhas experiências com vocês é muito bom. Volto já, já com mais histórias do norte deste país que me fascina.
Temos histórias novas todos os dias. Até breve!
Comments