Goldener Herbst, assim podemos chamar essa época do ano: outono dourado na Alemanha.
As temperaturas ainda oscilam. Tem dia que está 2 graus pela manhã e em outros 18. E, tem noite, que chega a 1 ou 0 grau. Coisas do outono.
Aos poucos, natureza vai se preparando e também nos preparando para o frio do inverno que chega no mês que vem. Já, já vamos ver os termômetros com graus negativos. A neve vai aparecer. O vento vem para fazer companhia. A paisagem vai mudar. Enfim, parte do ciclo da vida.
Por aqui, neste cantão da Bavária bem coladinho nos Alpes, o programa preferido é wandern, caminhada em alemão. Ainda mais quando, como disse, as temperaturas ainda estão amenas para o padrão da Alemanha. Caminhar, caminhar e aproveitar estes dias dourados ao ar livre. O melhor é sair por ai descobrindo lugares únicos.
O povo alemão curte caminhar e correr. Tanto que sapatos, sandálias, tênis e produtos para cuidar dos pés existem em abundância em qualquer supermercado ou farmácia. Por essas bandas, também é bem comum ver pessoas, independentemente da idade, usando os poles. São bastões como os usados para esquiar que ajudam na condução e no ritmo da marcha.
DIAS DOURADOS NA FRONTEIRA COM A ÁUSTRIA
Tem um passeio bem legal, aqui pela a região onde estou, para aproveitar este dias lindos: ir até o outro lado da fronteira na Áustria. Lá é possível visitar uma garganta dentro de um desfiladeiro com muita água. O desfiladeiro Seisenberg, localizado em Weissbach perto Lofer, um munícipio que pertence a Salzburg. Contam os livros que sua existência data de 12 mil anos bem no final da idade do gelo. Já falei sobre esse passeio. Está aqui nesse link. Nunca é demais lembrar dele de novo.
No ano 1831, os lenhadores construíram um caminho com 600 metros de comprimento para levar água até um antigo moinho. Nos anos seguintes, o caminho foi estendido e reformado. Hoje em dia, é possível visitar este monumento natural por cerca de uma hora.
Conhecida como a porta de entrada para o Parque Natural Weissbach, Seisenberg Klamm serve como um ponto de partida para muitas belas caminhadas e alguns mergulhos nas águas cristalinas e geladas do Weissbach pra quem não tem medo de água fria.
O DOURADO NA PAISAGEM DE MANNHEIM
Os tons que vão do dourado claro até o mais escuro colorem a paisagem alemã de ponta a ponta do país. Guiga Soares, que passou uma temporada no estado de Baden-Würtemberg no sudoeste do país, enviou essas imagens que também ilustram o texto.
As árvores em Mannheim, cidade com mais ou menos 300 mil habitantes, também se enfeitam de dourado nesses dias de outono. Estão espalhadas por todos os diferentes espaços urbanos.
Daqui a pouco, as árvores se despem desse tom. Ficam nuas para passar o inverno. Voltam a se enfeitar somente com o anúncio da chegada da primavera. Mais um ciclo da natureza que se renova. Enxergo tudo isso como uma lição. A nossa vida também se renova de tempos em tempos.