A Croácia está na minha rota anual. Um país impressionante. Numa viagem à Croácia existem pontos turísticos para tudo quanto é perfil. Os cerca de 57 mil m² que formam o país parecem pouco para tanta opção de turismo. Mas, fica aqui a pergunta: onde fica a Croácia? Vamos lá!
É um pequeno país europeu situado na chamada região dos Balcãs. Ficou muito conhecida por causa da sangrenta guerra na última década do século XX que levou o mesmo nome da região. Foi nesse período, que a ex-Iugoslávia se desfez. Dessa dissolução, surgiram 6 novos países: Eslovênia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Croácia.
A nação croata é banhada no seu lado ocidental pelo Mar Adriático, ou seja, fica de frente para a Itália. Ao norte, leste e sul faz fronteira com os outros 5 países. A moeda da Croácia é o kuna e sua capital é Zagreb.
Tenho um apreço por Pula na Croácia, considerada a cidade mais histórica do país, remonta ao século II do Império Romano. Está ao sul da península de Istría na fronteira terrestre com a Itália, país ao qual pertenceu até 1947.
É conhecida pelos seus vinhedos, oliveiras, praias de mar azul, edificações dos tempos da Idade Média e pelas ruínas romanas remanescentes. Pelo próprio desenvolvimento da sua história, tem um mix cultural de habitantes e línguas do Mediterrâneo. Possui um conjunto arquitetônico impressionante. A impressão é de estar em determinadas áreas de Roma, juro!
Duas dessas construções em que estive são o Templo de Augustus e as ruínas da casa de Agripina, mãe do imperador Nero.
O templo sofreu sérios danos com os bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial no ano de 1944. A restauração seguiu até 1947.
Além desses dois exemplos, posso destacar também o Anfiteatro, localmente conhecido como a arena de Pula. Até hoje, recebe eventos e tem capacidade para 20 mil pessoas. Foi construído a mando do imperador Vespasiano no século I.
Há também o Arco dos Sérgios também datado da mesma época quando a cidade pertencia ao Império Romano. Todos muito visitados pelos turistas.
Entendeu porque gosto tanto deste canto do mundo?